Mais Artigos...

O AMOR ENVELHECE ?

Aos 73 anos, posso ,creio eu, poder falar sobre ligações entre seres humanos. Em meu consultório há 48 anos atendendo só mulheres. Todos os dias da semana, pela manhã e a tarde. Acredito já ter ouvido, interpretações, explicações e análises que me credenciam a falar sobre esse assunto.
Vamos á uma breve reflexão sobre o amor.

O amor Infantil ! Acontece dirigido ás pessoas que alimentam e dão segurança. Poderíamos dizer , que é o que procura preservar a vida, a integridade física. Tem como característica de sua expressão, de não atendimento, o choro! Não satisfeito ou inseguro, carente com frio, com fome ou mesmo incomodado por algum som etc, ele procura com isso, atendimento ás suas necessidades. Essa expressão pode continuar pelo resto da vida.
O amor Juvenil ! Um novo e tremendamente forte elemento entra aqui para ligar as pessoas; a sexualidade. De sexos diferentes ou até de mesmo sexo, aproximam as pessoas. A beleza, a posição social, a interpretação do mundo, a inteligência a sagacidade, o olhar, o cheiro, os gostos e preferências, tudo, está ligado a necessidade de perpetuação da espécie. O sexo é algo essencial. É o que nos mantém como raça. Aqui a maioria das idealizações são criadas. A ideia da eternidade do amor, a completude das almas serem eternas são essenciais para que possamos enfrentar a realidade que virá. Lembrem-se isso não se mantém para sempre
O amor que chamarei de Adulto! Escolhido o parceiro, vem a fase de construção, de criação e principalmente de muito trabalho. O amor dividido, o amor compartilhado, o amor do conhecimento mútuo , muito mais intenso agora . A fase em que as idealizações, de ambas as partes, enfrentam dura realidade e nos mostram que o outro é um ser, que apesar de poder ser ótimo, não corresponde a idealização que dele fizemos. Aqui alguns caminhos poderão ser seguidos dependendo de vários contextos sociais, religiosos, e materiais existentes.
Pode-se desistir da relação e procurarmos nos complementar com outro ser.
Podemos manter nossa ligação, e até parte de nosso amor , por necessidades familiares, religiosas, ou financeiras.
Podemos também reconhecer dentro de nós que nosso amor está morto, nos conformarmos com isso e continuarmos convivendo amparados em religião, filhos, família etc.
Uma última possibilidade é investirmos em nossa ligação, não desistirmos dela, até o último de nossos dias. Ficarmos juntos e quem sabe conseguirmos ser felizes.
Concluo esta pequena reflexão , achando então que o amor envelhece sim, mas isso não quer dizer que estejamos agora numa fase pior do que aquela da completude sexual ou do amor idealizado.
Estamos simplesmente envelhecendo juntos com nosso amor. É preciso compreender a mutualidade desse sentimento para que possamos conservar a felicidade. Saint –Exupéry, (me lembrou uma amiga), disse;“Foi o tempo que passaste com tua rosa que a tornou tão importante " Rubens

Como Aparece o CÂNCER?

Por que repentinamente uma célula começa a se reproduzir de forma descontrolada, produzindo outras mal formadas? 

O nome científico disso é Carcinogênese. 

A partir dessa reprodução descontrolada se forma um tumor.
Existem indutores de risco que levam á maior ou menor facilidade disso acontecer. Para cada pessoa eles são diferentes tornando esse risco maior ou menor. Fatores incontroláveis, como por exemplo os genéticos acontecem sem que possamos , na grande maioria das vezes ,evita-los.
Denomina-se GENE a unidade funcional da hereditariedade. É neles que estão contidos os ácidos nucleicos (DNA e RNA) que dão a individualidade a cada indivíduo.
Mutação é o fator de mudança induzida ou própria (no caso de ser hereditária) capaz de subverter a estrutura genica da célula. À Isso dá-se o nome de ONCOGENESE.
Em oposição existem genes supressores, que corrigem a ação dos oncogenes Se os supressores tiverem uma mutação ou perda de função Os tumores aparecerão.
Para a proteção celular, além dos supressores existem os genes de reparação, que são produtores de proteínas capazes de reconhecer, corrigir e eliminar as mutações que regulam a proliferação celular.
O importante é sabermos, quais os fatores que causam as mutações?
O principal causador é o FUMO. 30% dos canceres no mundo são causados por ele. Canceres de Boca, faringe, seios da face, estômago, pâncreas, laringe , traqueia, rins , bexiga e até colo uterino podem ter como causa , o fumo. No pulmão 85% a 90% são de fumantes, ex fumantes ou fumantes passivos.
O ALCOOL além de potencializar a ação do fumo é responsável pelos tumores malignos de fígado, esôfago, mamas e tumores de cabeça e pescoço.
OBESIDADE e VIDA SEDENTÁRIA: São causadores de 50% dos casos de câncer de endométrio, 40% dos de esôfago, 25% dos de cólon..
Para evitar essa incidência é preciso fazer 4 horas de atividade física por semana e controlar o peso.
Aí então chegamos a quinta causa de mutações: a ALIMENTAÇÃO. A aflatoxina liberada pelo Arpergillus, (fungo presente em alimentos mal conservados), provoca tanto na África como na Ásia, grande quantidade dos tumores malignos de fígado.
GÊNERO; tumores de mama são mais comuns em mulheres enquanto os de estomago são mais comuns em homens
INFECÇÕES : a maioria por vírus HPV , hepatites B e C (HBV e HCV) . Retrovirus, Bactérias (Helicobacter pylori) é até vermes como o Shistosoma haematobium que é responsável por 10% dos tumores de vias urinárias são fatores de risco.
RADIAÇÕES, solares, raioX, agentes químicos como imunossupressores e a poluição podem produzir mutacões .
Importantes é : 

EVITAR OS FATORES QUE PODEMOS : EXPOSIÇÃO EXAGERADA AO SOL, FUMO, ALCOOL, OBESIDADE , SEDENTARISMO E ALIMENTAÇÃO INADEQUADA.
ISSO DIMINUIRÁ EM 60% A POSSIBILIDADE DE TERMOS UM TUMOR MALIGNO.

Qual Anticoncepcional devo usar?

Muito comum, a dúvida merece alguns esclarecimentos.  

De maneira geral, eles se dividem em Hormonais e não hormonais. Independente do conteúdo, podemos classifica-los em: muito eficientes, de média eficácia e , pouco eficientes. Quanto à quem vamos prescrever devemos considerar:  Patologias uterinas, ovarianas,  mamárias  vasculares.  Efeitos psicológicos e efeitos sobre o metabolismo: engordam,  causam edemas etc. Finalmente temos que levar em consideração; antecedentes familiares, (ca de mama)  antecedentes pessoais (exercícios ou vida sedentária).

 Idade O anticoncepcional que sua amiga se dá muito bem, pode causar a sua morte. Aquele de mínima dosagem pode causar-lhe descontrole de seu ciclo. Os mensais ou semestrais da mesma maneira por mais tempo.  O que fazer? Consulte seu médico! Será que um AC de bloqueio ( condon, cremes espermaticídas etc) deve ser tentado? Será que aquele que suspende sua menstruação não seria próprio para você? Uma longa e minuciosa entrevista com seu Ginecologista se faz absolutamente necessária.  

A eficiência dos diversos métodos são: Muito eficientes: DIU Hormonal– falha 0,1% Vasectomia ou Laqueadura tubária - falha 1,%  Abstinência sexual - falha 0,0% Eficientes; Camisinha falha - 8% à 20%  Diafragma falha - 8% à 20% Camisinha feminina falha - 8% à 20% Pouco Eficientes Espermaticidas –falha 29% Muco cervical falha - 10% à 20% Coito interrompido falha - 15% a 20% Tabelinha falha 10% à 20% Os métodos anticoncepcionais hormonais, desde pílulas, Implantes, anéis vaginais, sistema intrauterino de liberação hormonal têm falha de 0,1% 

Portanto cuidado com auto medicação ou conselhos de amigas. 

Converse com seu médico!!

INCONTINÊNCIA URINÁRIA (IU)

A incontinência urinária aos esforços, acomete 17 % das mulheres. 

Acima de 60 anos esse índice poderá atingir 70 á 80%.  

As causas são as mais diversas. Desde uma fraqueza da musculatura do períneo até falta de sinergismo entre as contrações da musculatura da bexiga e o relaxamento do esfíncter que fecha a uretra. As lesões da musculatura e do esfíncter durante o parto normal são também causas frequentes.  A IU pode ser dividida em; A - IU aos esforços Grau 1 - aos grandes esforços, por exemplo ao carregar peso .Grau 2 médios esforços, como ao tossir ou respirar. Grau 3 aos pequenos esforços como por exemplo ao subir uma escada, ou rir. B- Urgência urinária Contração involuntária da bexiga, Também chamada de “Bexiga Hiperativa “A paciente parece que vai urinar muito, as vezes corre para o banheiro e não consegue chegar a tempo C- Incontinência mista : Combina os dois tipos descritos. Na maioria dos casos a IU pode ser tratada com sucesso: no caso de cistites, uretrites, na grande maioria das vezes um antibiótico resolve. Muitas vezes um miorelaxante, até um calmante pode dar conta da chamada “Poliúria”( urinar várias vezes) Existem ainda : IU por fístulas urinárias onde a urina drena constantemente, IU após cirurgias ginecológicas que podem mudar o ângulo da uretra, por transbordamento quando a bexiga fica com mais de 500 ml de urina e o esfíncter não consegue retê-la ou ainda a enurese noturna muito comum em crianças. Na pós menopausa, a mais comum é a IU por ressecamento vaginal por falta de Estrógenos ( hormônios femininos). O angulo uretral muda e a IU aparece. O tratamento mais moderno para a IU é a Laserterapia vaginal ou a colocação de Sling ( uma pequena rede vaginal por baixo da uretra). Enquanto a primeira pode ser feita no consultório médico, a segunda é sempre sob anestesia e com a paciente internada. 

Fale com seu médico para saber qual dos métodos é mais aconselhável para o seu caso

CANCER E PSIQUISMO A PERGUNTA É:

Por que com o mesmo tipo de câncer, no mesmo estágio de evolução, tumor primário do mesmo tamanho, para uns evolui rapidamente e para outros ou vai a cura ou tem uma evolução crônica? 

A Universidade de São Paulo, possui laboratórios de pesquisas (CHRONOS e SUCOR –sujeito e corpo) que têm a proposta de estudar exatamente a inserção do psiquismo no processo saúde-doença. 

A Psico-Oncologia surge então como ciência para: informar os pacientes sobre suas doenças, coloca-los a par da percentagem de cura (atualmente em torno de 70%), ilustrar a família sobre como enfrentar o problema, nas relações entre o psíquico e o social e principalmente levar em conta o sujeito e seu histórico de vida.  

As ações do psiquismo sobre o corpo (psicossomática) é inerente ao processo de existir não é algo simples , mas um conjunto de saberes, e apreensões. A vida então deve ser entendida como pertencente a ordem biológica e biográfica. A muito tempo o câncer não é mais uma sentença de morte. Os tratamentos causam cada vez menos sintomas colaterais, a cura é cada vez mais presente. É preciso manter a mente aberta, o espirito elevado no sentido de podermos nos ajudar. A hiperfagia e a anorexia acontecem bem como as vezes a necessidade de acumular bens materiais absolutamente inúteis. Tanto ganhar como perder muito peso ,podem e tem que ser controlados. Abandonos de tratamentos por depressão têm que ser atendidos para que cheguemos a ter mais sucesso. 

Lembrem-se a cura do câncer passa pela sua cabeça. 

Ajude á você mesmo. 

Ânimo!!!

Vagina Seca ?

Vagina Seca, sem lubrificaçãoNormalmente antes da menopausa, mulheres têm lubrificação vaginal e manutenção de uma flora bacteriana de defesa que dá á vagina um teor de acidez que a protege da proliferação de germes. 

Os bacilos de defesa são chamados Bacilos de Doderlein. O que os mantém eficientes e em quantidade suficiente para sua função são basicamente os hormônios femininos. Na ausência dessas substâncias a vagina perde sua flora bacteriana de defesa e germes provindos do ânus, passam a coloniza-la produzindo vaginites e infecções urinárias de repetição.
Os hormônios que faziam com que as glândulas da mucosa continuassem sua produção e a musculatura da vagina fosse capaz de promover contrações durante a relação, o que aumentava o prazer sexual, já não mais existem. Além disso, esses hormônios revitalizando a musculatura impediam que, mesmo as jovens, de perdas urinárias aos esforços principalmente depois de partos vaginais.
Muitas vezes as lesões da musculatura dão à vagina uma flacidez que até aqui só poderia ser recuperada através de cirurgia. Para a recuperação da humidade vaginal em mulheres pré, menopausadas ou pós menopausadas, a aplicação de cremes hormonais vaginais ou mesmo a reposição hormonal (quando possível) aliviavam os sintomas .
Hoje contamos na clinica com a ajuda de um método não invasivo que além de revitalizar a mucosa, fazendo com que sua vascularização aumente , aumenta o poder da musculatura , dando maior sustentação à uretra, melhorando de maneira admirável a contenção urinária a lubrificação vaginal, e o prazer.
É importante notarmos que em casais mais velhos, quando a penetração se torna mais difícil , até por uma diminuição da rigidez do pênis, após essas aplicações existe maior facilidade do início da relação dando muito mais prazer ao casal.
Esse método consiste na aplicação vaginal de um Raio Laser ERBIUM SMOOTH (FOTOMA). 

Os resultados são muito positivos. Temos feito essa esse procedimento uma vez por mês. 

Normalmente duas a três aplicações são suficientes para uma expressiva melhora dos sintomas. 

É absolutamente indolor cada aplicação dura não mais que 15 minutos. 

Depois de 1 ano o processo deve ser repetido.