Sangramento Anormal

Por Dr. Rubens Paulo Gonçalves   


Em qualquer fase da vida a mulher poderá ter sangramento vaginal fora de seu período menstrual – este é o chamado Sangramento Anormal ou Disfuncional – o que, sem dúvida, é um fator de incômodo e atrapalha as atividades diárias e a vida sexual. 

As causas do sangramento anormal são as mais diversas. Em mulheres jovens normalmente trata-se de algum distúrbio na produção hormonal que pode ou não estar associado a fatores como stress e alteração do ritmo diário (provas, viagens, etc), sendo facilmente tratável com hormônios ou pílulas anticoncepcionais. É possível também refletir uma pequena ameaça de aborto em gestações iniciais. 

Em mulheres na pré-menopausa ou na menopausa esses episódios de sangramento podem significar a existência de miomas ou pólipos uterinos, tratáveis também com medicamentos ou cirurgias (em sua maioria minimamente invasivas). Situações menos comuns podem decorrer de cânceres de útero. 

Muitas das causas de Sangramento Anormal podem ser diagnosticadas com uma simples ultrassonografia ou com exame de histeroscopia, que é a videofilmagem da cavidade uterina e através da qual podem ser realizadas biópsias e a retirada de lesões. 

Procure seu ginecologista caso você ache que está com sangramento anormal, a causa pode ser simples e fácil de tratar. Não deixe que isso atrapalhe suas atividades cotidianas ou sua vida sexual.